Voluntariado para além da ajuda financeira

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
875

O que é voluntariado?

Ser voluntário é uma forma de exercício da cidadania e solidariedade pelo bem de outra pessoa, com a dedicação de tempo para a realização de ações de interesse social e muitas vezes coletivo, sem remuneração, com o único retorno de bem-estar emocional e físico. O voluntariado é verdadeiro alimento para a alma.

Nesse sentido, o voluntariado pode se dar de diversas formas, entre elas, por meio de doações financeiras, roupas, alimentos, materiais de higiene ou limpeza. Também pode acontecer em ações presenciais, como visitação a creches, lares adotivos, casas de repouso, asilos ou hospitais para levar atenção, alegria e companhia para crianças e idosos ou mesmo para pessoas doentes, como é o projeto “Doutores da Alegria”[1]. Pode acontecer, ainda, com ajuda em tarefas médicas, psicológicas e/ou administrativas em países destruídos por guerras, fenômenos naturais e enfermidades decorrentes de epidemias e pandemias, a exemplo das iniciativas de solidariedade da Organização das Nações Unidas – ONU[2] e Médicos Sem Fronteiras – MSF[3].

As formas de ser voluntário

O fato é que há muitas maneiras de ajudar o próximo, bastando existir a vontade de fazer e a dedicação do tempo, que, atualmente, com a transformação digital, especialmente impulsionada pela pandemia da Covid-19, tem sido cada vez mais escasso e prejudicado pela dificuldade de concentração e foco. Ao mesmo tempo, a evolução dos meios digitais dá a oportunidade de reinvenção das ações voluntárias e consequente efetivo exercício dessa vocação.

imagem de https://www.stoodi.com.br/

Acompanhando esse progresso, a própria ONU tem disponibilizado uma forma de voluntariado virtual, por meio do projeto denominado Online Volunteering[4], cuja execução solidária se baseia nas habilidades do doador, podendo ser feita por meio de tradução de documentos, serviços advocatícios, gerenciamento dos voluntários e outros sugeridos pela entidade em seu sítio eletrônico. 

Outro tipo de voluntariado que tem sido bastante disseminado é aquele voltado para campanhas de arrecadação financeira nas mídias sociais, que demanda ajuda muito além da doação financeira, sendo necessária a produção de textos, artes e materiais de divulgação diariamente, com informações técnicas ou não, além do amplo compartilhamento da ação, buscando o maior alcance de pessoas e do seu objetivo.

Voluntariado na Campanha Cureakyara

Na campanha pela cura da Kyara (@cureakyara, nas redes sociais) temos visto isso todos os dias.  Existe uma grande equipe de voluntários que trabalha incessantemente para que o objetivo seja alcançado.

Estão envolvidos comerciantes e profissionais que doam seus produtos e serviços para rifas e sorteios. Outros se engajam na estrutura, doando suas competências, ou executando outras atividades necessárias para o sucesso de uma campanha que almeja um objetivo tão grande: arrecadar 12 milhões de reais para comprar do remédio mais caro do mundo!

Portanto, caro leitor, o voluntariado se encaixa em diversas situações. Se você pode doar algo ou algum valor, excelente! Se não puder, é ótimo que possa dedicar seu tempo e sua vocação para ajudar o próximo por meio da multiplicidade de ações presenciais ou virtuais. Podendo realizar ambas as formas de doação – valor e tempo, é maravilhoso!

Venha conosco e seja um voluntário. Juntos somos mais fortes!


[1] https://doutoresdaalegria.org.br/ acesso em 27/08/2020.

[2] https://nacoesunidas.org/vagas/voluntariado/ acesso em 27/08/2020.

[3] https://www.msf.org.br/ acesso em 27/08/2020.

[4] https://www.onlinevolunteering.org/en acesso e, 27/08/2020.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site is protected by reCAPTCHA and the Google Privacy Policy and Terms of Service apply.