A importância da transparência em campanhas sociais

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A importância da transparência está presente no dever de prestação de contas do Estado, nas relações jurídicas públicas e privadas, bem como nas atividades de cunho solidário, como as campanhas sociais de doação.

Conceito, contextualização, essência e finalidade da transparência

O conceito de transparência decorre do princípio da publicidade, conectado ao direito fundamental do cidadão de acesso a informações da gestão pública. E ambos estão assegurados pela Constituição Federal (artigos 37 e 5º, XXXIII, respectivamente). 

Nesse sentido, na origem da transparência na governança pública, entende-se que essa é o instrumento por meio do qual o gestor torna visível sua relação com o cidadão.

Isto é, o cerne da sociedade.

E tal se dá com a divulgação das informações claras e acessíveis sobre o gasto do dinheiro público proveniente dos tributos, bem como sobre a gestão administrativa, de forma quantitativa e qualitativa. É a prestação de contas. A transparência, assim, permite o exercício do controle social, assegurado pelo sistema democrático que rege o nosso país.

Vale dizer, então, que há cidadania quando há a participação da sociedade nas decisões da gestão pública. Aos cidadãos, cabe fiscalizar e também opinar acerca das ações da administração pública. E para o efetivo exercício desse controle social, infelizmente, é importante a conscientização ainda de grande parte da população sobre o uso eficiente dos recursos públicos.

Tal contextualização também é a base da transparência das relações jurídicas privadas estabelecidas entre o síndico e o condomínio, ou a alta administração de uma empresa e os interesse de seus associados e acionistas de modo geral, por exemplo. E, da mesma forma que no âmbito público, sua finalidade é a certificação e a segurança de que as ações gerenciais estão sendo executadas de forma legítima, eficiente e eficaz para alcance da missão buscada.

Informação clara e compreensível

A prestação de contas, então, ocorre de forma ampla nos meios público e privado por meio da transparência. Nesse sentido, é importante observar alguns aspectos para assegurar que o dado chegará ao receptor de forma quantitativa e qualitativa.

Isto é, a informação tem que ser clara e compreensível, completa, simples, objetiva, concisa e atual. E, ainda, honesta e leal aos fatos divulgados, consistindo, assim, na exposição de dados positivos e negativos.

Além disso, os inúmeros instrumentos à disposição para a difusão da informação nos dias de hoje, que ultrapassam a elaboração de simples relatórios, devem ser explorados ao máximo.

Observados o objetivo e o destinatário, o acesso aos dados pode se dar de forma mais ampla e eficaz por meio de sítios eletrônicos bem estruturados, de interface simplificada e atualizados, e das redes sociais e profissionais, por exemplo.

A concretização de tais aspectos e instrumentos de exposição de dados evita a especulação e as dúvidas por parte do receptor interessado. E, ao mesmo tempo, demonstra de forma irrefutável o interesse do responsável pela prestação das informações. A consequência disso é o enriquecimento da transparência da comunicação efetivada, o que assegurará, ao final, a credibilidade das informações.

A transparência em campanhas sociais

Diante do que já falamos nesse texto, podemos concluir sobre a importância da transparência em campanhas sociais. Sem dúvidas, sua essência deve ser replicada nesses movimentos. Ou seja, comunicar as informações significativas e relevantes para que o receptor interessado tenha condições de acompanhar as ações executadas.

Trata-se de um dever ético de comunicar os dados e fatos da arrecadação financeira ou de bens materiais, bem como das atividades executadas, nos seus aspectos quantitativo e qualitativo.

A importância da transparência em campanhas sociais está intrinsecamente ligada à legitimidade das doações e do voluntariado.

A clareza das ações e a visibilidade das informações do movimento social dão a oportunidade ao destinatário de conhecê-lo mais a fundo e de acessar os dados relevantes e significativos. Isso permite, também, que ele decida de forma mais segura acerca do seu engajamento ou não.

Trata-se, pois, de dar ao receptor o conhecimento e o acompanhamento das ações, convidando-o, com base em fundamentos fortes e consistentes, a participar doando valores financeiros, tempo e presença, ou divulgando-as nas redes sociais e nos seus contatos.

Além disso, é um meio do exercício do controle social da campanha pelos seus voluntários, fortalecendo-se, assim, a sua credibilidade e segurança. E de forma consequente, possibilita melhores chance de alcance do seu objetivo.

A campanha da Kyara é transparente!

É ciente da importância da transparência, que a campanha da Kyara, essa pequena e linda guerreira, dos olhos mais expressivos e comunicativos, busca seu objetivo. Trata-se da arrecadação de aproximadamente R$ 12 milhões de reais para aquisição do Zolgensma. Esse é o único remédio no mundo capaz de estagnar o avanço da sua doença genética – Atrofia Muscular Espinhal – AME.

A campanha é íntegra e transparente, de forma que todas as suas ações são constantemente comunicadas pelos seus pais, responsáveis pelo movimento, por meio do sítio eletrônico e das redes sociais.

Além disso, a campanha conta com um Manual de Boas Práticas e Transparência, e um Conselho Fiscal formado por 3 experientes profissionais de auditoria, que vem agregar ainda mais transparência, assegurando sua lisura e credibilidade.

A sua doação em nenhuma hipótese será em vão. A arrecadação financeira tem como objetivo o custeio da aquisição do medicamento Zolgensma, pagamento de tributos e contribuições, gastos com deslocamento, hospedagem para a Kyara e dois acompanhantes, e eventuais intercorrências relacionadas.

Na hipótese de o total arrecadado ultrapassar tais necessidades estabelecidas ou nossa pequena conseguir o medicamento por outro meio, o valor será doado para campanhas ou hospitais que tratam crianças com AME. E até mesmo esse ato só acontecerá após consulta ampla e pública junto à Comunidade AME, preferencialmente por votação virtual nas redes sociais da campanha.

Kyara precisa de você e de todos nós!

A Kyara conquistou mais de 3 milhões de reais com a sua ajuda e solidariedade. Falta, ainda, pouco mais de 8 milhões. E restam menos de 9 meses para iniciar o processo de importação do remédio. Isto porque, mesmo com o registro pela ANVISA, não se sabe o tempo que levará para precificação e aquisição do Zolgensma no Brasil, e esse só pode ser aplicado até os 2 anos de idade.

Ela precisa de você e de todos nós!

Vamos juntos! Não soltem a mãozinha da nossa pequena Kyara Lis!

Quem tem AME tem pressa, muita pressa.

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2 respostas

  1. Qual seria o procedimento para enviar dinheiro de fora do Brasil?
    Acredito que para depositar dinheiro em qualquer uma das contas bancárias em nome da Kyara, se precisa dum código swift.

  2. Olá Pablo, as doações fora do Brasil podem ser feitas por meio do PAYPAL – ajudeakyara@gmail.com. Contamos com a sua doação e ajuda na divulgação da campanha. Confira a página do instagram em inglês – @savekyara. Obrigada! Cecília.

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